A partir dos 50 anos as mulheres entram na menopausa, devido passar nesse período por mudanças hormonais. É nessa fase que os vasos pioram e mesmo mulheres sem antecedentes familiares, podem desenvolver varizes, porém mais evidentes nas sedentárias.
Na menopausa as mulheres passam a realizar a reposição hormonal com hormônios femininos, na busca de melhorar a qualidade de vida e conseguem aliviar os sintomas da depressão, redução de libido, previne osteoporose, reduz o colesterol ruim, aumenta a lubrificação vaginal. Infelizmente esses hormônios favorecem o aparecimento de varizes nas mulheres, mais evidente nas pacientes que já tem uma predisposição genética. Então cria-se um dilema, faço ou não faço a reposição hormonal? Como foi dito, a reposição ajuda em muitos aspectos, então a decisão do uso do hormônio feminino, deve ser tomada junto ao seu médico!
Mulheres que passam a ganhar peso na menopausa, também podem ter o agravamento de problemas vasculares. Os membros inferiores mais grossos aumenta a sobrecarga do retorno venoso pelas veias, favorecendo o aparecimento de varizes.
Na menopausa ocorre mudanças hormonais típicas que pioram os casos de varizes. As paredes dos vasos ficam mais frágeis com a idade, facilitando o rompimento do vaso. Idosos com hipertensão também estão mais sujeito ao aparecimento do problema.
O melhor remédio para prevenção das varizes na menopausa é a atividade física sem impacto, que age como uma bomba impulsora do retorno venoso, ativando as válvulas dos vasos a trabalhar melhor.
Então, está na menopausa e as varizes, microvarizes e microvasos estão impedindo de usar um lindo short ou sua saia mais curta? Ligue e agende agora mesmo a sua avaliação pelo formulário ao lado ou pelo telefone (61) 3301.3530 e WhatsApp (61) 98183.0881! Só depende de você para iniciar seu tratamento e acabar com estas vilãs das suas pernas!