As estrias são regiões da pele atrofiadas, devido a ruptura das fibras elásticas. A princípio são avermelhadas e depois esbranquiçadas e abrilhantadas. Apresentam um caráter bilateral, enrugadas e não bronzeiam com o sol.
As melhores armas para prevenir estrias na fase da adolescência são hidratação da pele com cremes indicados, beber bastante água, para melhorar a elasticidade de pele e evitar oscilações de pesos.
Os princípios ativos mais indicados na hidratação da pele nas fases da adolescência e gestação são ureia e lactato de amônia. Os óleos também são muito indicados para proteger a pele contra perda de água, como óleo de semente de uva, de macadâmia e de rosa mosqueta.
Cuidados após o tratamento de estrias:
- Não se expor ao sol
- Não coçar
- Hidratar diariamente com o creme indicado pela profissional
- Beber bastante água
- Dietas com proteínas, pois os tratamentos para estrias visam aumentar a formação de colágeno, logo depende de uma dieta proteica
Tratamento
Um tratamento com restauração e cura total da estrias, ainda não existe. Os tratamentos fazem com que a pele estimule colágeno e elastina, fazendo com que as torne menos evidente. Os tratamentos deixam as estrias menos profundas, mais finas, menos enrugadas e tornam menos aparente com a cor mais próxima da pele normal, deixando-as mais discretas e apagadas.
Vários estudos científicos mostram que o Microagulhamento é um dos tratamentos que provoca melhores resultados para estrias antigas e recentes, principalmente quando associado com Plasma Rico em Plaquetas (PRP), ácido hialurônico e ácido retinoico. Os intervalos variam de 45 a 60 dias. Resultados visíveis a partir da 1ª sessão, mas lembre-se que os resultados podem variar de acordo com o organismo de cada paciente.
Outras técnicas utilizadas na Clínica Fisioderme no combate as estrias é o Microdermoabrasão com Peeling Químico de ácido retinoico e a Carboxiterapia, também associada aos peelings. O Microdermoabrasão é realizado com o aparelho de Peeling de Cristal cuja função é realizar um lixamento da pele. Esse procedimento permite regular a superfície das marcas com estrias, dando mais uniformidade à área.
Outra opção bastante realizada na Clínica Fisioderme é o tratamento com o laser. Vai ocorrer uma formação de uma microcrosta, que cai em alguns dias. Ótimos resultados são vistos com o tratamento a laser, principalmente em estrias na fase vermelha. Sua eficácia vai promover a regeneração da pele na região afetada.
A Intradermoterapia também é uma técnica que pode ser bastante eficaz no tratamento de estrias. Na técnica são injetados ativos diretamente na área das estrias para estimular a formação de colágeno.
Em casos mais severos, procedimentos mais invasivos também podem ser combinados no plano de tratamento. A técnica do endolaser pode ser feito em casos de estrias largas e profundas. Feito com a introdução de um laser que corre por baixo da pele. Esse procedimento causa um trauma controlado na região, levando a pele a reagir, formando colágeno e preenchendo a área onde tecido estava degenerado. Logo depois de realizado o endolaser aumenta a irrigação sanguínea na área, que será importante para o processo de regeneração.
Obs.: Os resultados podem variar de acordo com o seu organismo.