O que são Microvasos, Microvarizes e Varizes? Como e Onde Tratar em Brasília DF / Candangolândia / Asa Sul?
As microvarizes também chamadas de telangiectasias costumam aparecer em diferentes locais do corpo, pernas, rosto, pés, abdômen, seios e costas. A região mais comum é as pernas e pés, que quando são submetidos a alguma pressão, suas paredes se dilatam, formando ramos avermelhados ou arroxeados.
Causas
A principal causa são problemas genéticos, representado em estudos recentes por ser responsável em 83% das causas. Outras causas relacionadas são uso de anticoncepcionais, gravidez, obesidade, tabagismo, vida sedentária e atividades que exigem que as pessoas fiquem longos períodos em pé ou sentada.
Devido a questão hormonal, as mulheres são mais sujeitas a desenvolver microvasos se comparadas aos homens, representando uma proporção de 5 mulheres para cada homem. E segundo estudos, a partir dos 50 anos o problema afeta 80% das mulheres.
Diferença entre microvasos, microvarizes e as varizes
A diferença entre eles está no calibre. Os vasinhos medem entre 0,1 mm a 1 mm de diâmetro, já as microvarizes medem entre 1,1 mm a 3 mm e as varizes medem mais de 3 mm.
As microvarizes surgem especialmente em pés e pernas e podem provocar sintomas como dores, risco de trombose e feridas de difícil cicatrização.
Como surgem os microvasos, microvarizes e varizes
Os microvasos surgem pela dificuldade de retorno venoso. As microvarizes e varizes podem aparecer quando ocorre algum problema no trajeto do sangue de retorno venoso. O sangue desce pelas artérias e retorna ao coração pelas veias, a contração muscular ajuda na trajetória de retorno e para o sangue não regurgitar nas veias existem válvulas para driblar a força gravitacional, impedindo que o sangue retorne.
Se as válvulas não estiverem competentes, o sangue passa a acumular no vaso de retorno, dilatando o vaso e ocorrendo o surgimento das microvarizes e das varizes.
Quando o paciente pode procurar um especialista
Os pacientes que possuem os microvasos são pessoas que não se queixam das sintomatologias, porem há o incomodo da aparência estética. As pessoas que possuem as microvarizes e varizes, podem sentir câimbras, sensação de pernas cansadas, ardência e sensação de calor. Quando essas sintomatologias surgem, é necessário procurar um especialista competente.
As varizes são vasos bem dilatados e com ondulações azuladas, pode ocorrer que esses vasos se rompam e surjam sangramentos, feridas de difícil cicatrização e em casos mais graves, há o risco de trombose venosa profunda.
Depois de alguns anos após o tratamento dos microvasos, eles podem voltar a ficarem doentes. A Dra. Denise Lima sempre recomenda aos pacientes que realizem a manutenções anual ou a cada 2 anos, para que o problema não volte na mesma proporção.
Os vasos doentes podem retornar devido a questão genética e outras causas como as citadas acima, porem os que surgem novos são novos.
Tratamento
Existem vários tipos de tratamento para microvarizes, mas o ideal seria procurar um especialista para avaliar qual o melhor tratamento para o caso. Para vasos muito finos a indicação é Laser Transdérmico ou Termólise de Microvarizes (Termocoagulação).
O tratamento com Laser Transdérmico faz com que emita flash de uma luz intensa na região afetada que atravessa a pele e atingem os vasos finos e superficiais, que aquece o vaso, destruindo-o.
A Termólise de Microvarizes seria uma técnica chamada Termocoagulação, no qual um raio de onda eletromagnética aquece o vaso, queimando-o. Pode surgir com o uso da Termólise o aparecimento de microcrostas que caem entre 2 a 3 semanas.
Para microvarizes a indicação é Escleroterapia Química com glicose que ocorre uma coagulação do sangue e endurecimento da parede do vaso, sendo em alguns dias absorvido pelo organismo. Em casos de varizes grandes e extensas há necessidade da realização de procedimento cirúrgico realizado com remoção do vaso ou ainda o Endolaser, guiado pelo ultrassom.
Fotos
Quer saber mais sobre Varizes, Microvarizes e Telangiectasias?
Baixe agora mesmo o nosso eBook “Microvarizes: Pernas lindas, sempre! Só depende de você!” clicando aqui ou na imagem abaixo: