Você tem problemas circulatórios e tem medo de fazer um tratamento vascular? Saiba que existem tratamentos que podem sumir com os seus vasos sem recorrer a procedimentos cirúrgicos.
Com o avanço da tecnologia, o tratamento a Laser tem se destacado em casos específicos. Mas, antes de começar esse tratamento, uma avaliação é feita para traçar a melhor forma de executa-lo.
Principais sintomas de quem sofre com varicosas:
- Dores nas pernas;
- Câimbras;
- Queimação nas pernas e planta dos pés;
- Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
- Coceiras leves e constantes;
- Cansaço ou sensação de fadiga;
- Sensação de peso nas pernas;
- Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
- Agrupamentos de finos vasos avermelhados.
Vantagem do tratamento a laser
Uma das grandes vantagens do tratamento a laser é o tempo de recuperação. O paciente pode voltar às atividades imediatamente após o tratamento, já que tem rápida recuperação.
Tratamentos não cirúrgico
O tratamento de Microvasos não cirúrgico pode ser realizado com laser ou secagem por aplicações. Com Escleroterpia química (aplicações), um esclerosante é aplicado dentro da luz do vaso no intuito de oclusão do capilar. Pode ser realizado também a escleroterapia térmica com uso de laser ou termólise.
Ambos os tratamentos citados são indicados para secagem dos vasos doentes. O procedimento é realizado em consultório com rápido retorno as atividades profissionais. Na avaliação é analisado a associação das técnicas para se obter um efeito estético mais eficiente.
Escleroterapia a laser
Não é qualquer tipo de laser indicado para microvarizes. Os não específicos podem machucar a pele, manchar e lesionar a área com microvasos. O laser emite sobre a pele um comprimento de onda especifico com afinidade com a oxiemoglobina, cuja função é a termocoagulação do sangue dentro dos vasinhos, destruindo-os.
Nem sempre o paciente tem indicação do uso somente do laser. Algumas vezes é necessário associar as técnicas. O tratamento com laser é interessante em vasinhos muito finos onde formam novelos telangiectásicos. Uma grande vantagem do laser em relação ao método convencional de agentes químicos e agulhas é a menor frequência de pigmentação secundaria. Outra vantagem é a não incidência de reações alérgicas.
Indicações
O laser é indicado para pacientes que tem fobia de agulha. Apesar de ter um mito popular que diz que o laser é indolor, há dor durante o tratamento, que é variável de acordo com o limite de cada paciente.
Resultados
Após a lesão térmica com laser ocorre uma reação inflamatória com vermelhidão local, seguido de escurecimento do vaso, que desaparece em torno de duas semanas. O resultado é mais evidente em torno da terceira sessão. Portanto recomenta-se um intervalo de no mínimo 3 semanas entre as sessões. Lembrando que o mesmo vaso pode precisar de mais de uma sessão para o total desaparecimento.
Cuidados
Recomenda-se evitar exposição solar durante todo o tratamento e um mês após concluído as sessões. A luz solar além de fixar a pigmentação pela hemossiderina, estimula a produção de melanina. O tratamento com laser é muito promissor e já existem estudos que investigam a melhora desta tecnologia.
É importante afirmar que o tratamento reduz a sintomatologia e secam os microvasos, mas não previne a evolução da doença venosa. O importante é sempre manter um acompanhamento para uma correta associação de medidas terapêuticas e profiláticas para manter os resultados obtidos no tratamento.
Agende sua Avaliação
Se você tem interesse em acabar com as microvarizes sem cirurgia, será uma grande prazer te atender. Ligue (61) 3301.3530, chame no WhatsApp (61) 98183.0881 ou preencha o formulário ao lado e agende sua avaliação!