Sono da beleza: Será se realmente existe? Brasília DF / Asa sul
A nossa pele sabe que estamos dormindo! A expressão “sono de beleza” não é só para os contos de fadas. O sono traz inúmeros benefícios para todos os aspectos da sua vida e com a pele não é diferente. Desde o momento que adormecemos a nossa pele entra em modo de autorreparação e descanso.
A má qualidade do sono implica em aumento de cortisol, provoca fadiga, e se torna visível no rosto com aparecimento de sinais da idade. Existem vários estudos que associam a falta de qualidade do sono ao envelhecimento rápido, o que prejudica a aparência da pele. Então, com a má qualidade do sono é comum que você acorde com um aspecto cansado, envelhecido e com uma maior propensão à marcas de expressão.
Benefícios do sono
- No sono existe aumento da circulação cutânea que estimula a absorção de nutrientes e vitaminas na pele. É no descaso que a pele faz a reparação celular, sendo o melhor momento para aplicação de cremes potentes e nutritivos e de ação hidratante.
- Durante o sono estruturas de colágeno são sintetizadas e repostas na pele.
- No sono o corpo trabalha na renovação, no reparo e no reequilíbrio dos estragos que o organismo sofre durante o dia com a poluição e exposição solar.
- No sono o corpo sintetiza hormônios do crescimento (GH) e produz a melatonina – hormônio que age contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento e regenerando o tecido.
Entenda como o hormônio do sono, a melatonina é produzida
A melatonina é produzida naturalmente pelo nosso corpo no horário noturno. Ela é fundamental para o sono REM (sono mais profundo). Quando a iluminação natural do dia começa a escurecer, a glândula pineal começa a produzir a melatonina para nos induzir a dormir. E ao raiar do sol a glândula baixa a sua produção, indicando que é hora de acordar. A melatonina junto com outros hormônios estimula os fatores de crescimento epidérmicos, aumenta a vascularização, a produção de colágeno e a liberação de toxinas pela pele.
Como nem tudo é lindo assim, a melatonina pode ter uma baixa de produção com o avançar da idade e prejudicar o sono da beleza.
Um pouco sobre a produção do hormônio do crescimento (GH)
A produção mais intensa do GH é durante a noite, mais especificamente entre 21h e 4h da manhã. Assim, dormir e chegar na quarta fase do sono nesse intervalo de tempo eleva a liberação do hormônio. Dessa forma, é possível iniciar o processo de renovação celular.
Entenda a ação da regeneração da pele
Durante a regeneração ocorre a renovação celular, em que as células mortas são removidas. Dessa maneira, é possível manter uma pele mais brilhosa, viçosa e forte, além da saúde capilar e do corpo no geral. Tenha em mente que as células mortas precisam ser periodicamente descartadas para que a aparência se mantenha saudável. A capacidade natural do corpo de fazer isso diminui com o passar dos anos, assim em alguns casos, para ajudar a pele na renovação das células, a indicação de peeling químico, enzimático e uso de laser, deixa a pele renovada e mais jovem.
Enfim, por isso, se você quer garantir uma pele bonita e a disposição que precisa para realizar todas as atividades da sua agenda, durma pelo período necessário. Dessa forma, você acordará mais bonita e mais disposta! Quer dar uma ajudinha na sua renovação de pele e tornar ela ainda mais saudável? Ligue e agende sua consulta de avaliação.
Agende sua Avaliação
Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!
Siga nossas Redes Sociais
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as novidades em procedimentos estéticos e conferir dicas imperdíveis, siga a Clínica Fisioderme no INSTAGRAM e FACEBOOK.
Cidades próximas das unidades da Clínica Fisioderme
Samambaia, Águas Claras, Plano Piloto, Candangolândia, Park Way, Cruzeiro, Sudoeste, Arniqueira, Vicente Pires, Santa Maria, Noroeste, Lago Sul, Lago Norte, Riacho Fundo 1, Riacho Fundo 2, Núcleo Bandeirante, Taguatinga Sul, Taguatinga Norte, Asa Sul, Asa Norte, Guará, Ceilândia, Areal, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho, Valparaíso.