É uma terapia que consiste em administração do ozônio (O3) no corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, a prática da ozonioterapia tem a sua segurança comprovada e reconhecida como uma prática integrativa e complementar de baixo custo, e a aplicação tem finalidade estética e terapêutica para várias doenças.
Indicação
- Indicado para aumentar a oxigenação dos tecidos;
- Aumenta a resposta do sistema imunológico;
- Ajuda a aliviar a dor crônica da área de reumatologia.
Como age o ozônio no organismo?
A terapia favorece um aumento de oxigênio nos tecidos e impede alguns processos oxidativos, inibindo o crescimento de bactérias patogênicas, sendo assim considerado um poderoso bactericida. Em tratamento de feridas infectadas por bactéria, vírus ou fungos, o ozônio pode inibir o crescimento celular e aumentar a atividade do sistema imunológico para combater infecções. Em pessoas com ulceras de pé diabético, a ozonioterapia ajuda a fechar a ferida mais rápido e a reduzir a inflamação e o risco de infecção na pele.
Benefícios
A ozonioterapia pode trazer benefícios para quem busca rejuvenescimento e terapia no combate a queda capilar, além de favorecer o emagrecimento e ajudar na redução de medidas. O ozônio melhora a circulação sanguínea e ativa enzimas antioxidantes e reduz os danos nas células causados pelos radicais livres. Pode ser indicado ainda para estrias, celulite. O ozônio é um grande anti-inflamatório que reduz o estresse oxidativo e desinflama o corpo. Como o ozônio elimina toxinas, isso acelera o processo de emagrecimento e atua como destruidor das células adiposas.
Em pacientes que estão vindo do pós- operatório, otimiza a recuperação dos tecidos envolvidos e previne e trata infecções. Além disso, a substância seria capaz de acionar o metabolismo dos glóbulos vermelhos e melhorar a liberação de oxigênio perto dos tecidos que mais precisam.
A terapia de ozônio ainda favorece o tratamento de doenças auto imune. Em sistema imunológico debilitado o ozônio melhora a circulação sanguínea e ativa enzimas antioxidantes e reduz danos causados por radicais livres.
O que a Dra. Denise Lima tem a dizer sobre
A biomédica e fisioterapeuta Dra Denise Lima atende pacientes tanto na área da estética quanto na área terapêutica. De acordo com a dra Denise Lima, o ozônio é um coadjuvante no tratamento de doenças e nunca deve ser substituído pelo tratamento convencional. O ozônio coloca o organismo em ordem, aumentando a oxigenação tecidual e acelera o metabolismo. Estes fatores vão colaborar para otimizar o resultado do tratamento convencional.
Efeitos colaterais
A ozonioterapia é segura e possui poucos efeitos colaterais, no entanto, pode causar irritação da pele, hematomas ou dor no local da injeção. Pessoas que passam pela ozonioterapia costumam relatar efeitos colaterais semelhantes aos da gripe, com sintomas ficando mais intensos com o tempo. No caso da aplicação pelo reto, o paciente pode sentir desconfortos, cãibras e gases em excesso, porém tudo isso é temporário. Vale reforçar que o ozônio nunca deve ser inalado, pois pode provocar tosse, náuseas, vômito e dores de cabeça e em casos mais graves, complicações respiratórias.
Na dose correta, isto é, baixas concentrações, o ozônio é um potente oxidante para conseguir ativar mecanismos de defesa em nosso organismo. O ozônio consegue “acordar” o sistema imune, recrutando células pro-inflamatórias e ativando o potencial de resposta do nosso organismo.
Método de aplicação
Enquanto que na maioria dos procedimentos de finalidade estética a aplicação é feita por via direta, através de uma agulha fina no local, o uso terapêutico normalmente ocorre por outras vias, como a insuflação retal (através de uma sonda) e a auricular, através de um dispositivo projetado especialmente para a técnica.
Foto da máquina utilizada
Agende a sua avaliação
Se você quer experimentar a técnica da ozonioterapia para fins estéticos ou terapêuticos, a clinica Fisioderme tem uma equipe treinada pronta para te atender. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!