Você sabia que alterações vasculares podem evoluir para problemas mais sérios e afetar a sua saúde? As mais comuns são tromboflebites superficiais e ulceras venosas. Quando as veias dilatadas e tortuosas perdem a sua função, o retorno venoso fica comprometido, provocando danos estéticos, como as varicosas. Por isso, é importante dar maior atenção a doença.
Problemas Graves
Quando o paciente começa a sentir sintomas como dor, inchaço, sensação de pernas cansadas e peso, deve procurar imediatamente um tratamento vascular. Caso não for realizado uma intervenção pode acontecer problemas mais graves como:
- Trombose Venosa Profunda: é a formação de coagulo dentro do sistema vascular, comprometendo todo o fluxo normal de sangue. Em casos raros um pequeno coagulo pode desprender e correr para a circulação do pulmão e provocar uma embolia pulmonar ou em casos mais graves pode levar o paciente a óbito.
- Tromboflebite: um coagulo no vaso que pode provocar inflamação e dor.
- Insuficiência Venosa Crônica: as válvulas do vaso funcionam inadequadamente, causando inchaço e alterações cutâneas.
- Ulceras Venosas: são feridas abertas na parte inferior da perna que tem dificuldade de cicatrização e são provocadas devido ao mal funcionamento do sistema circulatório.
- Dermatite Ocre: são pigmentações de cor acastanhadas semelhantes a ferrugem na região da perna inferior, acima do tornozelo. As manchas são decorrentes do sangue que acumula nas veias e extravasa, como as hemácias contem ferro, liberam a hemoglobina, alterando a coloração da pele na região.
Prevenção
Quando o paciente já tem uma predisposição genética para desenvolver os microvasos é importante evitar períodos longos em pé ou sentado, usar meias de compressão, evitar a obesidade, praticar atividade física sem impacto, não fumar e principalmente tratar os microvasos existentes.
Tratamento
Na avaliação é analisado o melhor tratamento para o paciente, que varia de acordo com as diferentes espessuras. O diagnostico irá determinar como tratar os microvasos e telangiectasias. Os tratamentos variam como escleroterapia com uso de glicose, radiofrequência e laser transdérmico.
Agende sua Avaliação
Se você se identificou com algum transtorno circulatório, a nossa equipe pode te ajudar. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!