O melasma são manchas de coloração acastanhadas que podem se agravar no período gestacional. Elas incomodam principalmente mulheres que desejam uma pele uniforme e bem iluminada. Entenda porque o melasma acontece e as melhores formas de trata-lo.
Onde o melasma aparece?
O melasma geralmente aparece nas bochechas, testa e buço, mas também podem surgir no colo e braços. O melasma pode estar instalado somente na camada mais superficial da pele (epiderme); a mancha pode estar na camada mais profunda (dérmica), ao redor de vasos e a mancha pode estar nas 2 camadas (epidérmica e dérmica), sendo classificado como misto. A dificuldade no tratamento depende em saber o tipo de melasma.
Como o melasma surge?
Existem muitos fatores que podem desencadear o surgimento dos melasmas, como a exposição solar sem proteção, alterações hormonais, uso de pílulas anticoncepcionais, exposição a luz azul (celular e computadores) e por hereditariedade. A exposição ao sol é o principal fator, isso porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele.
Tratamentos
Mancha Superficial: O melhor tratamento para mancha superficial são os Peelings. Entretanto, quando a mancha é mais resistente e profunda, é importante indicar procedimentos que não agridem muito a pele e ajudam a quebrar a melanina em excesso, sem risco de recidiva.
Mancha Profunda: O melhor tratamento para mancha profunda é a Luz Active, associada com Peeling Químico de ativos específicos; Laser PicoSure e intradermoterapia ou Mesoterapia, que são mesclas de ativos clareadores injetados nas áreas com manchas.
Para uso domiciliar é indicado dermocosméticos com substancias que ajudam a clarear a pele. Os ativos não só clareiam e diminuem as manchas na pele, mas também previnem o surgimento de novas marcas. Para melhor indicação de tratamento para o seu tipo de melasma, é necessário uma avaliação.
Cuidado!
Procedimentos que a agressão e manipulação da área são mais intensos devem ser evitados. Pois, toda inflamação no local pode ocorrer uma pigmentação pós-inflamatória. Por isso, é importante o paciente ser assistido por um profissional competente e experiente, que indique os melhores procedimentos para evitar qualquer efeito adverso.
Prevenção
É possível prevenir o melasma seguindo alguns passos, como o uso diário de filtro solar com proteção UVA e UVB, que funcionam como barreira para luz visível vindas de lâmpadas e de aparelhos eletrônicos. Para peles sensíveis é indicado o uso de água termal e produtos antioxidantes. Além disso, o uso de chapéu funciona como proteção física.
Para as gestantes é possível prevenir o melasma com os dermocosméticos corretos, já que o organismo fica predisposto a formação de manchas. No período gestacional o profissional deve dar maior atenção, pois alguns ativos são contra-indicados.
Com tratamentos e cuidados diários é possível que os episódios de melasma não voltem a se repetir, apesar da doença ainda não ter cura.
Agende sua Avaliação
Se você tem interesse em saber qual o melhor tratamento para o seu melasma, será um grande prazer te atender. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!