Entenda a relação entre rugas e bactérias da pele envelhecedoras.
Você sabia que pesquisas inovadoras apontam que os principais sinais do envelhecimento da pele, são agravados por bactérias que vivem na pele? Pesquisadores viram que pessoas com uma microbiota diversificada tinham mais rugas e pés de galinha.
As pessoas das amostras do estudo também eram mais propensas a sofrer com perda de água sob a pele, fazendo com que a pele parecesse mais flácida. Isso marca um passo significativo para o desenvolvimento de tecnologias para uma pele mais bonita e jovem.
O que é microbiota da pele?
Nossa pele é habitada por milhares de microorganismos (bactérias, fungos e vírus), que formam a microbiota que em equilíbrio tem a função de proteção, e mantem o pH em equilíbrio. O estudo da microbiota da pele é um assunto cada vez mais relevante no campo da estética e saúde da pele.
Por que o microbiota da pele é importante?
Manter o equilíbrio de bactérias na pele é muito importante para a saúde do corpo, uma vez que os micro-organismos desempenham várias funções essenciais para a regulação cutânea.
A microbiota da pele equilibrada atua como barreira contra agentes infecciosos. Ajuda a manter o equilíbrio na resposta do sistema imune. Aumenta a hidratação, isso acontece porque as bactérias presentes no microbioma produzem substâncias que auxiliam na retenção de água na pele, além de estimular a síntese de ceramidas, que são lipídios naturais da pele que auxiliam a mantê-la hidratada.
O que pode afetar o equilíbrio da microbiota da pele?
Hábito saudável e remover toda sujeira da pele antes de dormir já é um grande passo para manter a pele em equilíbrio do ecossistema da pele, porque faz com que a pele consiga liberar sebo para manter a pele hidratada com níveis de pH ideal. Uso diário de cosméticos probióticos. O uso do filtro solar diário também, sempre será muito importante para manter a jovialidade da pele.
A microbiota da pele pode ser afetado por má alimentação, maus hábitos de higiene, estresse emocional, tabagismo, uso de cosméticos, sabonetes e produtos que removem essas bactérias boas ou causam algum tipo de reação alérgica. Quando ele é afetado, as bactérias e fungos “ruins” podem se instalar.
Como saber se a microbiota da pele está em equilíbrio?
Pele em equilíbrio não fica ressacada e com sinais de irritação como acne, dermatites e psoríase.
O que fazer para equilibrar a microbiota da pele?
- Evitar banhos quentes e demorados;
- Aumentar a hidratação aumenta a possibilidade de aumentar bactérias boas na microbiota da pele;
- Ativos com probióticos favorecem bactérias boas;
- Evitar esfoliações agressivas;
- Evitar cosméticos que contém álcool;
- Controle do estresse, alimentação saudável e atividade física.
O uso de antibióticos na pele pode afetar a pele?
Muitas vezes pode afetar de maneira negativa, pois o medicamento elimina bactérias boas e ruins, acarretando o desequilíbrio da microbiota e proliferação de bactérias patogênicas.
Agende sua Avaliação
Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!
Siga nossas Redes Sociais
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as novidades em procedimentos estéticos e conferir dicas imperdíveis, siga a Clínica Fisioderme no INSTAGRAM e FACEBOOK.
Cidades próximas das unidades da Clínica Fisioderme
Samambaia, Águas Claras, Plano Piloto, Candangolândia, Park Way, Cruzeiro, Sudoeste, Arniqueira, Vicente Pires, Santa Maria, Noroeste, Lago Sul, Lago Norte, Riacho Fundo 1, Riacho Fundo 2, Núcleo Bandeirante, Taguatinga Sul, Taguatinga Norte, Asa Sul, Asa Norte, Guará, Ceilândia, Areal, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho, Valparaíso.