Todas pessoas já sabem que o estresse pode afetar problemas psicológicos de uma pessoa, mas também está ligado ao agravamento de problemas ligados a pele, cabelo e unhas. A pele pode ficar mais envelhecida, aumenta a acne, unhas ficam quebradiças e os cabelos podem cair acentuadamente.
Para entender o motivo que o estresse é o vilão da beleza, é preciso partir da formação de toda estrutura corporal embrionária. Ambos pele e sistema nervoso derivam do mesmo folheto externo do embrião, que se dobra para formar o tubo neural, o ectoderma, que se divide em duas partes interna e externa. A parte interna vai desenvolver o sistema nervoso e o externo vai formar a pele e anexos como cabelo e unhas. Por isso que de acordo com as interações mentais o corpo manda informações sobre o meio externo.
A queda do cabelo por estresse ocorre devido nessa fase de ansiedade e baixa autoestima, o organismo liberar cortisol e prostaglandina 2, que bloqueia a entrada de nutrientes na raiz do cabelo, fazendo com que o cabelo chegue ao término do seu ciclo mais rápido, caindo prematuramente. O estresse ainda aumenta a oleosidade capilar e da pele, aumentando a possibilidade de aparecimento de caspa e consequentemente acelerando a queda do cabelo e formação de acnes. Estudos recentes viram ainda que o estresse provoca uma grande perda de água na pele, com queda da imunidade e consequente redução de reparo da pele após lesões, podendo formar eczemas com prúvido, descamação e eritemas. O estresse ainda é um gatilho para formação de psoríase, dermatite seborreia e alergias cutâneas.
Um dos fatores que contribuem muito para o estresse é a falta de vitamina principalmente do complexo B. A vitamina B5 é considerada a vitamina antiestresse e ajuda a fortalecer os fios e evitar que as quedas continuem. Já existem no mercado formulas especificas para suplementar o organismo com vitaminas que fortaleçam a raiz capilar. O shampoo indicado seria para complementar o tratamento e aumentar as vitaminas recebidas pelo couro cabeludo. Em casos graves de queda do cabelo é preciso partir para um tratamento mais profundo. Na Clínica Fisioderme é indicado o uso de injetáveis no couro cabeludo, com ativos específicos selecionados para o combate da queda.
Mas enfim, o cuidado mais importante e difícil para o combate da queda do cabelo e unhas quebradiças é o controle do estresse. O indicado é procurar relaxar e parar de se preocupar com coisas pequenas. Procure sair mais com amigos, fazer exercícios, ler um bom livro e separar momentos de felicidade. Não deixe o estresse dominar o seu dia a dia! Você precisa de uma válvula de escape que liberem endorfina. Esse hormônio traz alegria e descanso ao corpo.
Não existe uma receita contra o estresse, mas caso você não consiga controlar é necessário procurar ajuda! É importante também não ficar no espelho remoendo suas falhas capilares, é preciso confiar que o tratamento vai dar certo. Os resultado começam a aparecer entre 3 a 6 meses, mas no primeiro mês já reduz as quedas e então os cabelos passam a nascer mais fortes e nutridos. Mas lembre-se que os resultados podem variar de acordo com o organismo de cada paciente.
E então, prontos para mudar, mantendo a mente e corpo equilibrados e começar o tratamento antiqueda? Agende a sua avaliação agora mesmo pelo formulário ao lado ou pelo telefone (61) 3301.3530 e WhatsApp (61) 98183.0881!
Obs.: Os resultados podem variar de acordo com o seu organismo.