A celulite é uma desordem estética que preocupa e acomete principalmente as mulheres. Com certeza você também é uma das que temem o aparecimento delas, não é mesmo? Mas você sabe o motivo pelo qual ela aparece?
Ela está relacionada a uma alteração no metabolismo das gorduras e do fluxo de líquidos do organismo, já que o excesso de tecido adiposo dificulta a circulação sanguínea e torna a drenagem linfática (que também é um processo fisiológico) insuficiente. Todo esse desarranjo gera uma alteração das fibras de sustentação e do tecido conjuntivo, que acabam endurecendo, contraindo e puxando a pele para baixo, gerando os temidos “furinhos”.
Apesar de fatores como idade, hereditariedade, alterações hormonais e vasculares serem fatores determinantes para o aparecimento da celulite, o estilo de vida também conta muito: sedentarismo, alimentação, álcool, obesidade, medicamentos, estresse, roupas apertadas, dentre outros, contribuem para a formação do problema.
Entre esses fatores, a alimentação talvez seja o principal contribuinte para evitar a formação da celulite, assim como para melhorar o aspecto da pele.
Então o que fazer?
- Primeiramente devemos melhorar o funcionamento intestinal! Um intestino saudável reflete em várias áreas do corpo, inclusive na pele. Então aumente a quantidade de fibras, juntamente com o consumo de água, já que para manter um intestino saudável é necessário a junção dos dois.
- Diminua a quantidade de sal! Isso quer dizer que, além do sal adicionado aos alimentos, os temperos e alimentos industrializados também devem ser evitados. Eles podem piorar o quadro de retenção hídrica, além de trazer diversos outros malefícios para a nossa saúde.
- Evite também alimentos muito gordurosos e frituras! Além do acúmulo de gordura, eles fornecem compostos tóxicos ao nosso organismo, que estão relacionados ao aparecimento das celulites. O segredo é sempre a moderação.
Mas então, o que devo comer? É o que saberemos já já no próximo post.
Obs.: Os resultados podem variar de acordo com o seu organismo.