A criolipólise é uma técnica não invasiva, desenvolvida na Universidade de Harvard, no qual se utiliza temperaturas de aproximadamente -7°C. Quando o tecido adiposo entra em contato com temperaturas baixas as células de gordura rompem-se e entram em apoptose, outras células irão apenas murchar reduzindo de tamanho e liberando glicerol e ácidos graxos para ser metabolizado no fígado e eliminado pelo sistema linfático. Existem alguns aparelhos no mercado que não oferecem os resultados garantidos da criolipólise, deixando muitos pacientes insatisfeitos com os resultados finais, sendo comprovado por exames de ultrassonografia realizados em pacientes que realizaram a técnica. Em alguns pacientes que realizaram a criolipólise, as células de gordura podem apresentar muito sensíveis ao frio gerando resultados animadores, enquanto outros pacientes não se obtém o resultado esperado, sendo a célula de gordura mais resistente ao frio.
A laserlipólise ou também chamada lipolaser é uma técnica invasiva que ao contrário da criolipólise utiliza altas temperaturas para quebra de gordura localizada. Em uma área tratada a temperatura externa fica em torno de 40 a 42°C e a temperatura interna chega a 60°C, sendo que o cabo de fibra óptica chega a atinge ate 300°C. Essa ação de aquecimento da máquina, tem a função de liquificar a gordura exposta ao laser. A laserlipólise por ser um procedimento invasivo sempre se obtém resultados lineares entre todos os pacientes, sendo mais rápidos e eficientes se comparados a criolipólise, que os resultados variam muito de pessoa para pessoa.
A criolipólise e a laserlipólise ou lipolaser não são tratamentos adequados para sobrepeso ou obesidade, são técnicas destinadas a reduzir medidas de pequenas áreas, no qual o paciente já passou por atividades físicas e dietas sem sucesso. A melhor opção vai depender de uma criteriosa avaliação do profissional para analisar se o paciente tem indicação. Caso a área apresentar flacidez o método de criolipólise não será indicado. A laserlipólise é o procedimento mais indicado para casos de flacidez. O laser contrai as fibras de colágeno e ativa a neocolagenase, em alguns dias após a sessão já é possível visualizar a melhora da pele flácida e do excesso de pele. Já o procedimento de criolipólise não deve ser indicado para pacientes que possuem tendência a flacidez e casos de gordura mais mole, pois o risco de queda de tecido pode ocorrer. Para áreas como abdômen, braços e papada, caso não tenha uma indicação apropriada da criolipólise o paciente pode ter ptose de tecido, dando o aspecto de umbigo caído e respectivamente para papada gerando mais flacidez no pescoço. Para essas áreas com flacidez a melhor indicação é a laserlipólise que consegue tratar a flacidez e a quebra de gordura da região.
A criolipólise por utilizar baixas temperaturas no local é necessário o uso de uma manta para proteger o tecido, mas existem relatos de casos que podem ocorrer queimaduras na pele. Já foi documentado ainda o risco de fibrose e irregularidades da área tratada após tratamento de criolipólise. A técnica de laserlipólise é uma técnica muito segura quando realizado por médicos treinados e especialistas na técnica, mas existem relatos de casos de infecção, fibrose e queimadura. A laserlipólise é muito seguro e com poucos efeitos adversos.
Na Criolipólise por não ser invasiva o paciente pode retornar a sua rotina no mesmo dia. A laserlipólise em média 3 dias para retornar a rotina.
As sessões de criolipólise podem ser feitas com intervalos quinzenais. A laserlipólise somente uma aplicação para resultados visíveis, não havendo retorno para novo procedimento na área já tratada.
Não é necessário uma preparação específica para criolipólise e nenhum exame laboratorial para realizar a técnica. O paciente pode se alimentar e exercitar antes e depois do procedimento. A laserlipólise ou lipolaser é um procedimento minimamente invasivo, logo exige a análise do hemograma, coagulograma e ECG. Há necessidade de repouso médio de 3 dias consecutivos após realizado o procedimento e uso de cintas cirúrgicas por 20 a 30 dias.
O tempo de tratamento por região para o procedimento da criolipólise é uma média de 50 a 60 minutos e da laserlipólise uma média de 70 a 90 minutos (somente deve ser realizado pelo médico treinado para a técnica).
A criolipólise deve ser indicada para pacientes que querem tratar áreas com pouco excesso de gordura, para pacientes que tem contraindicação para laserlipólise ou que não querem se submeter a métodos invasivos. A laserlipólise (lipolaser) é indicado para pacientes com maior volume de gordura, grau de flacidez na área a ser reduzido medida e que querem melhorar as celulite e as estrias na região a ser tratada.
Obs.: Os resultados podem variar de acordo com o seu organismo.