Os folículos do couro cabeludo têm a função de formas os fios do cabelo e ainda da oleosidade do couro cabeludo, pelas glândulas sebáceas. Quando há destruição do folículo, o couro cabeludo deixa de produzir os fios de cabelo, criando cicatrizes nas áreas afetadas. Essa condição chama-se alopecia cicatricial.
2 tipos de Alopecia Cicatricial
Existem 2 tipos de alopecia cicatricial a primária e a secundaria, que evoluem de forma distinta conforme a causa da destruição dos folículos pilosebáceos.
A alopecia Cicatricial Primária é quando a doença pode ser originada por processos congênitos autoimunes, inflamatórios ou infecciosos é o próprio sistema imunológico que ataca diretamente os folículos pilosebáceos, provocando uma reação destrutiva. A alopecia cicatricial primeira pode ser oriunda de algumas patologias como lúpus eritematoso discoide, líquen plano pilar; alopecia frontal fibrosante; pseudopelada de Brocq; alopecia central centrífuga; foliculite decalvante; foliculite em tufos; celulite dissecante do couro cabeludo; foliculite queloidiana; dermatose pustular erosiva.
Já a alopecia Cicatricial Secundária, pode estar associada a processos que afetam diretamente os folículos pilosebáceos como, por exemplo, queimaduras, produtos químicos, tração repetida no couro cabeludo, exposição à radiação, traumas, infecções virais, bacterianas ou fúngicas, micoses, tumores ou genodermatoses (doenças dermatológicas raríssimas e de origem genética).
Sintomas
Os sintomas variam conforme a pessoa. Por isso, alguns percebem a queda, outros sentem aumento da sensibilidade, ardência, vermelhidão, coceiras, formação de placas ou feridas e pústulas. Além disso é comum que a pele das áreas afetadas fique mais lisa, pois o problema induz o desaparecimento dos óstios foliculares.
A queda de cabelos pode afetar também a saúde emocional dos pacientes. Afinal, o estresse e a depressão estão ligados diretamente a causas ou progressão de doenças, inclusive as capilares.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com o grau do problema. Portanto, caso seja diagnosticado em fase precoce que não ocorreu a destruição total dos folículos a alopecia pode ser tratada de modo a impedir que a doença avance. Os tratamento são microagulhamento fracionado, laser capilar, Led capilar, MMP capilar e PRP (plasma Rico em plaquetas).
Quando há estabilização no quadro da doença e a perda dos fios se tornou irreversível, o paciente poderá se submeter ao procedimento cirúrgico de implante capilar.
Agende a sua avaliação
Se você possui a alopecia cicatricial, na clinica Fisioderme temos o tratamento ideal para o seu caso. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!
Siga nossas redes sociais
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as novidades em procedimentos estéticos e conferir dicas imperdíveis, siga a Clínica Fisioderme no INSTAGRAM e FACEBOOK.