Podemos observar que a busca desenfreada por um corpo em forma e pela beleza vem se popularizando cada vez mais, colocando em foco a rotina alimentar dita necessária para atingir o corpo ideal imposto atualmente.
De fato, a alimentação merece estar em evidência, já que é através dela que suprimos as necessidades nutricionais para todo o corpo, além de ser fundamental no processo de busca pela beleza. No entanto, as deficiências de nutrientes muito comumente observada com a realização de dietas da moda pode ser perigosa, causando desequilíbrios metabólicos que muitas vezes se manifestam também na pele, cabelo e unhas; além de contribuir para o chamado efeito sanfona (emagrecimento momentâneo seguido do reganho de peso).
O Nutricionista é o profissional capacitado para avaliar e orientar a rotina alimentar do seu paciente (enfermo ou sadio), através de um planejamento dietético personalizado, uma vez que o cardápio é feito de acordo com o objetivo individual de cada cliente, levando em consideração o seu comportamento alimentar, com base nas influências que os meios familiar, social e profissional trazem para esse processo. A nutrição é também dividida em áreas específicas de acordo com o objetivo que se deseja atingir.
A Nutrição estética, por exemplo, nada mais é que a aplicação da ciência da nutrição de forma que o corpo esteja nutrido, proporcionando além de saúde, melhora de diversos problemas dentro da área estética. O diferencial está no foco que se dá ao tratamento. Tem como principal objetivo auxiliar na atenuação de desordens estéticas como: celulite, flacidez, estrias, gorduras localizadas, fragilidade de cabelos e unhas, acne, manchas, envelhecimento precoce, bem como o sobrepeso e a obesidade. A conduta é determinada não para potencializar a ação dos cosméticos e intervenções estéticas que estejam sendo realizadas, mas sim para resgatar a saúde como um todo, agindo em conjunto com os tratamentos utilizados para os devidos fins.
Quer saber como uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a atingir seus objetivos? Durante este mês faremos várias postagens para esclarecer quais alimentos e nutrientes são realmente necessários para prevenir e tratar as principais desordens estéticas. Não deixe de acompanhar!
É importante lembrar que você é uma pessoa única e apresenta necessidades nutricionais de forma individual. Portanto, é interessante que você procure um nutricionista para que a sua alimentação seja equilibrada e de fato personalizada.
Obs.: Os resultados podem variar de acordo com o seu organismo.
Por Rayana Moreira de Assis
Graduada em Nutrição pela Universidade Católica de Brasília – UCB
Especialista em Nutrição Clínica e Estética pelo Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde – IPGS
Especialista em Fitoterapia pelo Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde – IPGS