Você sofre com os terríveis vasinhos nas pernas? Saiba que existe tratamento que extermina os seus microvasos com algumas aplicações de laser ou escleroterapia química.
O que é Escleroterapia Química
A escleroterapia química ou também chamada Peim é um procedimento que injeta glicose hipertônica com ativos, dentro da luz do microvaso. É uma técnica clássica, realizada a mais de 150 anos. O mecanismo de ação das substâncias utilizadas é o dano da parede interna do vaso que acaba em uma cicatrização com fechamento do vaso. O resultado é o desaparecimento completo ou clareamento das microvarizes. O número de sessão varia de acordo com cada caso, analisado na consulta.
Indicações
Muitas vezes é necessário associar as técnicas de escleroterapia química ou PEIM (procedimento estética injetável para microvaso), com a escleroterapia térmica e uso do laser. Em alguns casos que a indicação é associar os dois tratamentos, os resultados finais são mais evidentes, com um acabamento encantador. Caso o paciente tem varizes calibrosas e altas, os microvasos podem apresentar conexões intimas e diretas com as varizes. Nestes casos pode ser necessário primeiramente a cirurgia, para depois fazer o tratamento injetável e o laser.
Efeito do Laser
O efeito do laser é a termocoagulação do sangue dos pequenos vasos, destruindo-os. Não é qualquer tipo de laser que pode ser utilizado para o tratamento dos vasos indesejáveis. O laser deve ser específico para o tratamento das vênulas e telangiectasias, para não ter risco de lesão dos tecidos circunjacentes.
O laser pode ser indicado para casos de vasinhos residuais que ficaram após o tratamendo com o método de escleroterapia e no caso de novelo de telangiectasias (são vasinhos muito finos que criam pontos parecidos com hematomas). O laser pode ainda ser utilizado em áreas que a agulha não é capaz de ser utilizada, devido a presença de vasinhos muito finos. Para pacientes com fobia de agulhas, também pode ser indicado o laser. A dor durante o tratamento é variável de acordo com a sensibilidade de cada paciente. E as reações alérgicas não são descritas com o uso do laser.
Pós Laser
Após a lesão térmica do laser, ocorre um processo inflamatório com vermelhidão no local e o vaso desaparece em torno de duas semanas. O resultado é mais visível depois de um mês. Portanto recomenda-se intervalos de 30 a 45 dias entre as sessões. O número de sessões pode variar de acordo com cada caso.
Recomendação
Quando o paciente está em tratamento vascular e após término das sessões, recomenda-se evitar exposição solar, para evitar manchas indesejáveis, usar filtro solar e não realizar bronzeamento artificiais.
Profissionais habilitados
Os profissionais habilitados para realizar a escleroterapia química (PEIM) e os lasers de alta potência vasculares, são os angiologistas, cirurgiões vasculares e os biomédicos estetas.
Fotos
Agende sua Avaliação
Se você tem interesse em tratamento para microvarizes, será um grande prazer te atender. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!