Muitas pessoas sofrem com as manchas na pele, elas podem ser classificadas em manchas senis, melasma e sardas. As manchas senis são as que desenvolvem em idosos, devido muitos anos expostos aos raios solares; os melasmas e cloasmas, acometem a pele principalmente de mulheres em fase hormonal; e as sardas que podem começar a aparecer na infância e está muito relacionado a exposição solar sem proteção. Na Clínica Fisioderme, somos especialistas em tratar estas manchas e dispomos de diversos tratamentos. Para cada tipo de mancha citado, temos tratamentos aprovados por diversos pacientes que sofrem com as manchas.
Como Previnir Manchas Senis, Melasma, Lentigo e Sardas
O protetor solar é o melhor caminho para a prevenção e a palavra-chave para o controle das manchas é a manutenção e uso continuo de protetor solar, pois são danos muitas vezes acumulados por anos e os cuidados não podem ser deixados de lado, para não surgir novas manchas.
Tipos de manchas
Manchas Senis
As manchas senis ou melanoses são manchas acastanhadas maiores que as sardas que surgem em áreas mais expostas ao sol, mas em geral surgem mais no corpo que no rosto de idosos.
Sardas
As sardas são manchinhas pigmentadas marrom ao escuro que acometem cútis claras. Em geral as sardas são benignas e colecionam apaixonados por elas, mas para quem quer disfarçá-las a Fisioderme pode te ajudar. Segundo a Dra. Denise Lima, o nome científico das famosas pintinhas escuras são efélides e em muitas pessoas elas já existem desde o nascimento na pele, mas com a exposição solar elas ativam e aparecem logo nos primeiros anos de vida.
Melasmas
Os melasmas e cloasmas já são manchas muito associado a alterações hormonais que deixam a melanina mais ativa. Com o período gestacional ou com o uso de anticoncepcionais, a melanina se prolifera mais e fica em hiperfunção, caso a exposição solar seja muito excessiva, provoca a hiperproliferação da melanina, produzindo mais melanina que o necessário. A melanina em excesso provoca manchas e podem tomar dimensões de toda a face e colo, caso não for tratado.
A mancha mais perigosa a saúde
Das manchas citadas acima, as senis ou melanoses são as mais perigosas e que tem que ter maiores cuidados, devido serem lesões pré-malignas da pele que ocorrem por um processo degenerativo, causado ao longo da vida, com coleções de pigmentos em toda extensão da pele atingidas pelo sol. Muitas manchas senis podem aparecer mais ásperas, sendo denominadas de queratoses e algumas podem ser seborréicas, devido alterações celulares. Geralmente são assimétricas e sem dor e coceira, mas caso perceber que existe uma mancha que está crescendo em pouco tempo, a cor está diferenciando, e as bordas irregulares, precisa verificar se não se trata de um câncer de pele.
Fotos
Agende sua Avaliação
Enfim, as manchas é uma condição bastante desagradável para homens e mulheres, porém com os tratamentos indicados por uma boa profissional, elas podem melhorar. Para cada tipo de mancha tem um protocolo diferenciado e personalizado. Ligue (61) 3301.3530, chame no WhatsApp (61) 98183.0881 ou preencha o formulário ao lado e agende sua visita!