A incontinência urinária é um problema constrangedor que atinge na maioria dos casos mulheres em qualquer idade, mas sendo mais comum em idosos. Caracteriza como perda da força da musculatura pélvica, podendo urinar em esforços como tossir, rir, espirrar ou em atividades físicas.
Ainda não se estabeleceu um exame para analisar se a incontinência é grave, moderada ou leve, mas pelo relato do paciente é possível verificar o grau de incontinência, volume que ele perde de urina e número de vezes por dia que isso ocorre. Assim, os parâmetros são sempre subjetivos e os tratamentos sugeridos podem ser desde um tratamento com laser ou fisioterápico até o cirúrgico. Na Clínica Fisioderme temos tratamento para casos de incontinência feminina, com grau menos severos, com uso de laser.
Conheça as Causas da Incontinência Urinária
O enfraquecimento da musculatura pélvica, devido o envelhecimento é um das principais causas, mas podem ser agravados quando a mulher esta gestante, no parto, em alterações hormonais e aumento excessivo de peso.
Na gravidez ocorre alterações hormonais e com o aumento do peso podem aumentar o problema provocando a incontinência urinária de esforço. No parto pode enfraquecer os músculos que controlam a bexiga e lesar nervos que ajudam no suporte do assoalho pélvico e da bexiga, desenvolvendo um prolapso do útero, bexiga e músculos que caem para a vagina. Na menopausa as mulheres produzem menos hormônios que mantém o revestimento da bexiga e uretra, podendo agravar a incontinência. A cirurgia de histerectomia pode danificar os músculos que suportam a bexiga e útero, podendo levar ao aparecimento da incontinência urinária.
Como é o Tratamento
Em casos que a perda de urina diária não ultrapasse 150 ml é indicado exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, pompuarismo e praticar exercícios físicos para controlar o peso. Ainda pode ser indicado o tratamento a laser com a técnica do Monalisa Touch que estimula o rejuvenescimento vaginal e do colo do útero, logo melhora a incontinência urinaria em grau leve a moderada. Quando a bexiga já ficou baixa a indicação é cirúrgica. Nesse caso somente o medico pode diagnosticar, sendo a avaliação medica fundamental para resolver o caso.
Agende sua Avaliação
Agende Agora mesmo a sua Avaliação entrando em contato pelo telefone (61) 3301.3530, chame no WhatsApp (61) 98183.0881 ou preencha o formulário ao lado!